segunda-feira, 16 de abril de 2007

Invasão Japonesa na TV brasileira Década 60





Nos anos 60/70 as televisões do Brasil foram invadidas por seriados e desenhos produzidos no Japão. A razão desta invasão foi econômica, já que os programas produzidos nos EUA eram muito mais caros. Sem desmerecer outros clássicos japoneses da época, tais como National Kid ou Shadow Boy, fizemos nesta página uma homenagem a apenas cinco destes seriados e desenhos, que jamais deixarão de estar em nossas lembranças: Robô Gigante, Vingadores do Espaço, Fantomas, Super Dínamo e Speed Racer.
Robô Gigante (Johnny Sokko and His Flying Robot, Jiyaianto robo)

Sinopse: Robô Gigante foi uma série japonesa, produzida pela Toei Productions em 1967 (a versão que chegou ao Brasil foi a escrita e produzida por Reuben Guberman e Salvatore Billitteri em 1969), que focava um gigantesco autômato construido pelo cientista Dr. Guardia. Originalmente criado sob encomenda do Imperador Guilhotina para aniquilar a humanidade, acabou sob controle do menino Johnny Sokko. Na aparência o Robô Gigante é bastante semelhante a um gigantesco farao mecânico. No último capítulo da série ocorre a destruição do Robô, que se sacrifica para destruir o Imperador Guilhotina (fato raro em séries e que chocou seus admiradores).

A série começa com a invasão da Terra pelo terrível Imperador Guilhotina do planeta Gargoile que pretende dominar o planeta. No primeiro episódio o imperador obriga um cientista a construir um robô gigante movido a energia nuclear e que somente atenderá às ordens da primeira pessoa que gravar a voz em seu cérebro eletrônico através de um comunicador instalado em um relógio. Mas o Imperador não tem tempo de gravar a sua voz pois, por um acaso do destino, esta pessoa acaba sendo um garoto (Johnny Sokko) que então passa a controlar o robô e assim, junto com a organização secreta de defesa Unicorn, o utilizam para lutar contra os monstros e inimigos enviados pelo imperador Guilhotina e seus ajudantes do grupo BF.

Imperdível o momento em que o Robô lança mísseis pelos dedos da mão, como se fosse uma metralhadora.

No final da série o Robô enfrenta o próprio imperador Guilhotina numa terrível batalha e para salvar a Terra sacrifica a si mesmo para destruir o imperador ao colidir com um meteoro. As palavras finais da série são: "E assim a saga se acaba, o Robô Gigante se sacrificou para salvar a terra do Imperador Guilhotina, mas quem sabe quando Johnny precisar desesperadamente, talvez como um milagre ele voltará".

Personagens: Robô Gigante, Johnny Sokko, Imperador Guilhotina, e Generais de Guilhotina.

Nenhum comentário: