segunda-feira, 16 de abril de 2007

Perdidos No Espaço



Cena do Seriado - Dr. Smith e Will Robinson

Perdidos no Espaço (em inglês: Lost in Space) foi um seriado de televisão da década de 1960 que contava as aventuras no espaço, a bordo da nave Jupiter 2, da família Robinson, do Robot B9 e do Dr. Zachary Smith, este uma criação do ator Jonathan Harris.
O seriado, produzido pela CBS e que tinha como criador e produtor executivo Irwin Allen, foi ao ar pela primeira vez nos EUA em setembro de 1965, e permaneceu no ar até março de 1968.

A série teve o episódio piloto mais caro da história da televisão[Carece de fontes], e que nunca foi ao ar (cenas do episódio piloto foram reaproveitadas nos primeiros cinco episódios da série). Segundo rumores da época, caso a série não fosse um sucesso, a CBS poderia quebrar pelo dinheiro gasto na produção.

Irwin Allen foi um produtor de televisão muito bem sucedido, que emplacou outros sucessos tais como "Terra de Gigantes", "O Túnel do Tempo" e "Viagem ao Fundo do Mar". No entanto, Perdidos no Espaço foi, sem dúvida, seu maior sucesso. Allen aproveitou ainda na sua série elementos do clássico de 1956, The forbidden planet, tais como o formato de disco da nave Jupiter 2; e o robô serviçal humanóide, que no filme era chamado de Robbie.


Enredo
A história do seriado se passa no futuro de 1997. O seriado é sobre as aventuras da família Robinson no espaço, a pioneira em colonizar um planeta em alfa centauro, projeto que resolveria o problema da superpopulação da terra.

Participavam também da expedição, além do Professor John Robinson, sua esposa Maureen Robinson, e seus filhos, Judy, Will e Penny, o Major Don West que era o piloto da nave Jupiter 2 (no episódio piloto a nave chama-se Gemini 12).

Um espião estrangeiro infiltrado sabota a missão, levando-os a ficar perdidos no espaço. No entanto, este espião-sabotador acaba preso na nave com a família Robinson. Ele é o Doutor Zachary Smith.
Jonathan Harris (que interpreta o doutor) foi contratado por último para participar da série, e por isto aparece nos créditos como "participação especial" (termo usado na televisão pela primeira vez no seriado). Apesar de ter sido o último personagem a ser incluído na idéia da série (no episódio piloto não há Dr. Smith nem o Robô), ele acaba sendo o centro da trama.

Jonathan Harris era filho de imigrantes russos (seu sobrenome era Charasuchin) e nasceu em Nova Iorque, no dia 6 de novembro de 1914. Teve atuação no teatro antes da televisão. Além de "Perdidos no Espaço" teve participações especiais em séries como Zorro, Agente 86, A Feiticeira e Terra de Gigantes, mas foi com o papel do doutor Smith de "Perdidos no Espaço" que Jonathan Harris marcou sua passagem pela TV. Sua frase inesquecível foi: "Nada tema, com Smith não há problema".

Não há como negar que o relacionamento entre o Dr. Smith, Will Robinson e o Robô roubou a cena.



 As Temporadas Da Série

É interessante observar que as três temporadas da série foram sensivelmente diferentes uma da outra: a primeira, em preto e branco, tinha mais embasamento tecnológico e apresentava o Dr. Smith como um perigoso espião estrangeiro, porém pouco a pouco ele passa a se tornar um covarde preguiçoso; na segunda temporada, a trama, com ênfase na comédia, se centra no Dr. Smith e no Robô, e as aventuras tornam-se cada vez mais absurdas (recheadas de alienígenas birutas, como por exemplo em forma de cenoura), e também a partir desta segunda temporada, a série passa a ser em cores; finalmente, na última temporada, cada personagem passa a ter destaque alternadamente, reduzindo a participação do Dr. Smith. Nesta terceira temporada a série voltou a enfatizar a aventura.

O tema musical do seriado ficou a cargo de John Williams, mais tarde consagrado como compositor de sucessos do cinema.
É interessante notar que a série foi encerrada não por estar com baixos índices de audiência, mas por medidas de contenção de despesas da CBS, que estava com suas finanças abaladas por outros projetos mal sucedidos. [Carece de fontes] No entanto, tornou-se sucesso absoluto em inúmeras repetições na televisão em todo o mundo.

Perdidos no espaço é um show de TV de difícil classificação. Pode ser visto tanto como ficção científica, quanto como aventura e programa infanto-juvenil. Mas, o que todos concordam é o seu inquestionável charme que se mantém até os dias de hoje.

Fim da série e repetições

Em 1998 o cinema produziu uma versão para a tela grande do seriado, mas, segundo a maioria da crítica, o filme está longe de ser mais que uma homenagem ao seriado. Neste filme ocorrem as participações especiais de June Lockhart (Maureen Robinson), que no filme aparece como a diretora da escola (em holograma), e das atrizes Angela Cartwrigth (Penny Robinson) e Marta Kristen (Judy Robinson), que no filme aparecem como repórteres. Mark Goddard, o intérprete do piloto Major Don West na TV, aparece no longa do cinema como o general que apresenta Don ao Professor John Robinson.Billy Mummy (o garoto Will) faz o espião contato do Prof. Smith.

Houve ampla repercussão em 2004 na mídia brasileira sobre o lançamento do DVD de "Perdidos no Espaço". Além disto, contra a vontade da distribuidora internacional, no Brasil, o DVD sai com a dublagem original da série e com o inédito episódio piloto como bônus.

Nenhum comentário: